Hérnias da Parede Abdominal

A hérnia ocorre quando parte do intestino ou gordura de dentro do abdome, projeta-se através de um ponto fraco da parede abdominal, podendo ocorrer em diversas regiões do abdome, sendo as localizações mais comuns a região inguinal e a umbilical.

A hérnia inguinal se deve a uma fraqueza na musculatura da região da virilha e é muito mais comum em homens do que em mulheres, enquanto a hérnia umbilical ocorre na cicatriz umbilical devido à fraqueza dos músculos dessa região. Hérnias umbilicais são frequentes em mulheres e têm relação com a gravidez.

Existem ainda as hérnias incisionais, que ocorrem no local de cicatrizes de cirurgias prévias.

Os sinais e sintomas mais comuns das hérnias incluem:

• Abaulamento na parede abdominal, que pode aumentar com o esforço físico;
  • Ardência ou dor na região acometida pela hérnia;
  • Dor e inchaço ao redor dos testículos (em alguns casos de hérnia inguinal).

As complicações das hérnias, embora pouco frequentes, podem colocar a vida do paciente em risco e exigem a correção através de cirurgia de urgência, essas situações ocorrem quando o conteúdo da hérnia fica preso na parede abdominal, podendo obstruir o intestino e provocar dor intensa, náuseas e vômitos. Para essas situações, chamamos de hérnia encarcerada. Caso não ocorra uma correção do problema, o quadro pode se agravar, levando ao estrangulamento da hérnia, ou seja, quando há a interrupção de fluxo sanguíneo para o órgão, levando à isquemia e necrose do tecido afetado. Nessas situações a cirurgia deve ser imediata.

• Sexo masculino;
  • Idade avançada;
  • Situações que aumentam a pressão abdominal como tosse crônica, constipação, doenças da próstata;
  • Gestação (hérnia umbilical).
Tratamento

O tratamento é cirúrgico em todos as hérnias, uma vez que o problema decorre de uma alteração da anatomia da parede abdominal. Cabe ao médico, junto com o paciente, avaliar os riscos e benefícios da cirurgia caso a caso.

Quando indicada, a cirurgia pode ser feita pela técnica convencional, laparoscópica ou robótica. Em todas as situações, é feita a correção do defeito da parede abdominal através da redução do conteúdo que está herniado e a colocação de uma tela sintética para reforço dos tecidos.

As cirurgias pouco invasivas (laparoscópica e robótica) têm como vantagem permitirem uma recuperação mais rápida, com menor dor no pós-operatório, embora a recuperação total, com retorno às atividades normais, pode demorar várias semanas.

• Manter um peso saudável;
  • Manter o funcionamento do intestino regular e frequente;
  • Evitar o cigarro;
  • Fazer atividade física regular, porém tomando o cuidado para evitar o surgimento da hérnia por exercícios mal executados.

Se você está apresentando os sintomas de alguma dessas doenças. clique no botão abaixo para marcar uma consulta e receber um diagnóstico preciso.

Posso ajudar?