Estilo de Vida após a Cirurgia Bariátrica

Geralmente, o paciente fica internado por apenas 2 dias após realizar a cirurgia. Porém, conforme sua evolução, esse tempo pode ser maior.

A partir da alta hospitalar, nos primeiros dias, é crucial evitar fazer esforços repetitivos, como subir e descer escadas, e sempre com cuidado e poucas vezes durante o dia.

Durante as primeiras semanas, além de perder peso de maneira intensa, o paciente está se recuperando do estresse causado pela cirurgia. Por isso, é fundamental que ele repouse bastante. É recomendado realizar caminhadas curtas e algumas atividades domésticas mais simples. Mas sempre com muito cuidado, pois, nesse período, o paciente se cansa com facilidade.

Exatamente por isso, é crucial se manter bem hidratado. O indicado é tomar líquidos muitas vezes ao dia, mas sempre em quantidades pequenas, totalizando de 1,5 a 2 litros diariamente.

Diante de qualquer problema (dor, inchaço, vômitos e náuseas permanentes…), o paciente deve entrar em contato com a equipe médica.

 

Aliando-se isso a hábitos de vida saudáveis, como dieta adequada e prática regular de atividades físicas, o balão gástrico proporciona uma perda de peso em pouco tempo, além de, mesmo após a sua retirada, ajudar o paciente a se manter em forma devido ao fato de já estar habituado a comer pouco e se exercitar regularmente.

Para a colocação do balão, que acontece rapidamente (aproximadamente 15 minutos), o paciente é sedado ou recebe um leve anestésico. Não é necessário haver intervenção, ou seja, a alta acontece logo após o procedimento ser concluído.

A retirada do balão acontece, geralmente, após 6 meses. Sendo que, apesar de acontecerem variações, o normal é que o paciente apresente uma redução de 15 a 20% do peso.

Em relação à indicação, o balão gástrico é recomendado para pessoas com indicação de cirurgia bariátrica, mas que possuem um IMC muito alto e associado a grande risco para a cirurgia. Esse procedimento também é indicado para portadores de obesidade leve (IMC menor que 35 kg/m2 – e não diabéticos) que não respondem bem ao tratamento com dietas e medicações.

Vale destacar que, para os pacientes que, apesar de terem indicação de cirurgia bariátrica, optam pelo balão, a perda de peso tende a ser menor e mais lenta.

 

Se você está em busca de uma alternativa para tratar a obesidade, clique no botão abaixo e marque uma consulta para avaliarmos qual é a melhor opção para o seu caso!

Posso ajudar?