Cirurgia Bariátrica

Atualmente, o IMC é o principal aspecto levado em conta para a indicação da cirurgia bariátrica.

Para as pessoas com IMC igual ou maior que 40 kg/m2, ou seja, que apresentam obesidade grave, a cirurgia bariátrica é a alternativa principal.

Já para quem tem o IMC entre 35 e 40 kg/m2, a indicação da cirurgia bariátrica está condicionada (não obrigatoriamente, mas por recomendação) à presença de doenças ligadas à obesidade, tais como:

  • Diabetes tipo 2;
  • Apneia do sono;
  • Hipertensão arterial;
  • Dislipidemia;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Osteoartroses;
  • Hérnias discais;
  • Refluxo gastroesofágico (com indicação cirúrgica);
  • Pedras na vesícula;
  • Esteatose hepática (gordura no fígado);
  • Incontinência urinária de esforço (na mulher);
  • Infertilidade (masculina e feminina);
  • Síndrome dos ovários policísticos;
    Hipertensão intracraniana idiopática (pseudotumor cerebri).
    Vale a pena destacar que, em todos os casos, o sucesso – em longo prazo – da cirurgia está associado à motivação do paciente e à mudança de hábitos.

Sobre o fato de o IMC ser usado como critério de indicação da cirurgia bariátrica, é importante ressaltar que isso já foi questionado por muitas entidades médicas, especialmente em decorrência de não ser levada em consideração a gravidade das enfermidades crônicas, principalmente o diabetes.

BENEFÍCIOS DA CIRURGIA BARIÁTRICA

A cirurgia bariátrica proporciona benefícios físicos e também emocionais. Eles podem ser observados logo após a realização do procedimento. Os dois principais benefícios são:

Perda de peso significativa e permanente. A maioria dos bariátricos diminui consideravelmente seu peso nos primeiros meses depois da cirurgia. Sendo que a redução de peso pode persistir ao longo dos 2 anos seguintes. Depois desse período, é comum acontecer um reganho de peso, geralmente, em torno de 15% do total perdido. Dificilmente esse reganho é equivalente a 50% do peso perdido.

Melhora ou remissão das doenças associadas à obesidade. Principalmente em relação aos problemas de ordem metabólica e emocional, como depressão e ansiedade, a cirurgia costuma proporcionar uma rápida melhora ou até mesmo sua remissão.

CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

A cirurgia bariátrica é feita pela via laparoscópica, na qual pequenas incisões (de 5 a 12 mm) são realizadas no abdômen. Por meio delas, são inseridos alguns instrumentos e uma câmera no paciente, permitindo ao cirurgião fazer o procedimento vendo as imagens da parte interna da barriga através de um monitor de vídeo.

Este processo é minimamente invasivo, o que ajuda a diminuir as dores após a cirurgia, reduz a incidência de problemas (como infecções e hérnias) relativos às cicatrizes, encurta a duração da internação hospitalar e permite que o paciente retorne mais rapidamente às suas atividades habituais.

Com o avanço da tecnologia utilizada na área da saúde, a cirurgia bariátrica já pode ser realizada com o auxílio de um robô, o que torna o procedimento mais preciso e seguro.

 
 
 
 

Quero marcar uma consulta com um especialista para avaliar se a cirurgia bariátrica é indicada para mim, clique no botão abaixo e marque uma consulta para avaliarmos qual é a melhor opção para o seu caso!

Posso ajudar?